InícioServidor Público - FederalServidores da Educação se sentem inseguros com retorno das aulas em agosto

Servidores da Educação se sentem inseguros com retorno das aulas em agosto

Mesmo com a decisão da Prefeitura do Rio de adiar, de julho para agosto, a retomada das aulas da rede municipal, os profissionais da educação continuam com questionamentos ainda não respondidos. O Sindicato Estadual dos Profissionais da Educação (Sepe-RJ) defende que a categoria não volte para as salas de aula enquanto a pandemia não estiver controlada e se não houver uma reestruturação das escolas.

Izabel Costa, coordenadora do sindicato, explicou alguns dos motivos, como escolas sem ventilação adequada, área de lazer, e até de água para lavar as mãos, além das turmas superlotadas e profissionais precarizados:

— Não vamos voltar só com água, sabão e máscara. Queremos saber quanto será investido em equipamentos de proteção individual e coletivo, treinamento e sanitização. Não vamos aceitar a resposta de que tudo será feito, sem um planejamento, além da fiscalização. São questões que deixamos muito claro e que sem esses requisitos nós não retornaremos. Se preciso, vamos à Justiça e faremos greve — argumentou.

Merendeira do município desde 2002, Cristiane Rodrigues, conta que a maioria das profissionais que atuam nas cozinhas das escolas faz parte do grupo de risco e possui doenças crônicas que adquiridas por conta da função. Cristiane questiona como a prefeitura vai garantir o trabalho de distribuição e desinfecção dos alimentos com poucas merendeiras.

— A gente que está nessa função, sabe das dificuldades do dia a dia. Não há como proteger alunos e profissionais enquanto não houver um mínimo de planejamento da segurança — disse.

Em nota, a Secretaria Municipal de Educação disse vai divulgar o plano de retomada da rede de ensino quando estiver concluído.

“A partir das diretrizes da Vigilância Sanitária, a Secretaria Municipal de Educação seguirá as orientações do Parecer do Conselho Nacional de Educação nº 5/2020, que trata da reorganização do calendário escolar e as normas do Conselho Municipal de Educação para minimizar os impactos das medidas de isolamento social na aprendizagem dos estudantes.”

A pasta também disse que o planejamento das ações para o ano letivo de 2020 está sendo reorganizado com a Secretaria de Saúde, conselhos de Educação, responsáveis, professores e seu respectivo sindicato, parceiros e instituições para um retorno seguro, cumprindo as normas para a preservação da saúde dos alunos, professores e funcionários.

FONTE: Extra.globo.com

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Most Popular

Recent Comments